quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chegados e estragados


Depois de uma viagem de 24 horas, para um destino com 8 horas de diferença horária seria sempre preciso uma semana para "aterrar".
Nós tivemos uma noite mal dormida.

Chegámos no domingo pelas 7 da tarde a Macau e segunda feira já estávamos a trabalhar.
Todos trocados não conseguimos dormir mais de 4 horas seguidas, mas como os trabalhos estavam todos atrasados e a verdade é que não podíamos dormir muito mais, nem que conseguíssemos, pois passámos as primeira 24h a produzir.

Em Macau está frio, muito frio e este pessoal não está nada preparado para este tipo de temperaturas. A maioria dos AC só debita frio e são poucas as lojas que vendem radiadores. Por sua vez a qualidade da construção das casas é mázinha.
Felizmente o escritório é uma excepção e tem AC quente. Para já a casa onde estamos também, mas é por pouco tempo. Temos até dia 25 para arranjar um apartamento para nós.

Procurar casa em Macau é só por si uma tarefa titânica, e no meio de projectos com prazos curtos ainda pior.

A maioria dos chineses de Macau não fala inglês. Quando entramos numa agência imobiliária, ficam todos a olhar para nós com um sorriso de orelha a orelha, até que aparece alguém que pergunta "Can I éupio?"
Enquanto explicamos o que procuramos, eles vão dizendo "ok, ok,ok" e nós ficamos sempre na dúvida da quantidade de informação que foi realmente absorvida.
Depressa descobrimos que não foi muita quando nos começam a telefonar no dia seguinte e nós não conseguimos sequer entender o que dizem.
Quando perguntei "When can I see the house?" ele respondeu "Taipa".
Tenho de procurar sinónimos para "when" e "were".

Amanhã vamos ver as primeiras casas.
Entretanto, devido a uma lei que dificulta a compra, os preços das casas estão a subir muito rapidamente. Não se consegue encontrar nada abaixo das 8000 patacas (800 euros).

Espero sinceramente não ir ver amanhã casas com a sanita na cozinha e o lavatório na sala, como aconteceu aqui a algumas pessoas (mas se vir eu tiro uma foto!).




2 comentários:

  1. Boa sorte. Também estou em processo de mudança de casa e é sempre um stresse, especialmente se tivermos um prazo para cumprir. Espero que corra tudo bem por ai. Beijocas e um abraço (para a menina e para o menino). Vou acompanhando

    ResponderEliminar
  2. o melhor é começarem por aprender a língua local... nem sempre o gesto é tudo! Isso é que está a ser uma grande aventura, hem? mas nem tenho duvidas que te deve saber bem regressar a trabalho. Força!

    ResponderEliminar